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Como surgiu a Escola Bíblica Dominical


Como Surgiu a Escola Bíblica Dominical


A Escola Bíblica Dominical é uma instituição cristã com o objetivo principal de proporcionar educação religiosa, especialmente para jovens e crianças. Sua origem remonta ao século XVIII, quando as condições sociais e econômicas exigiam um meio de educação moral e religiosa para as classes menos favorecidas.


Origem na Inglaterra


A fundação da Escola Bíblica Dominical ocorreu em 20 de julho de 1780, na cidade de Gloucester, Inglaterra, por iniciativa de Robert Raikes. Raikes, um filantropo e editor de jornal, ficou profundamente comovido com a situação das crianças trabalhadoras que, além de não terem acesso à educação formal, estavam expostas a influências negativas nas ruas aos domingos, único dia em que não trabalhavam. Ele teve a ideia de oferecer educação gratuita, ensinando leitura, escrita, aritmética e, principalmente, princípios cristãos e morais. Essas aulas eram realizadas aos domingos, nos horários que antecediam os cultos religiosos, aproveitando os espaços das igrejas locais.


O sucesso das primeiras escolas dominicais foi tão significativo que, em pouco tempo, essa iniciativa se espalhou por toda a Inglaterra e posteriormente por outros países. As escolas dominicais não só ofereciam instrução religiosa, mas também ajudavam a reduzir o analfabetismo e promover a moralidade e a ética cristã entre os jovens.


Surgimento da Escola Bíblica Dominical no Brasil


A Escola Bíblica Dominical chegou ao Brasil no século XIX, trazida por missionários protestantes, principalmente de origem norte-americana e britânica. A introdução desse modelo educacional religioso foi um marco importante para o crescimento do protestantismo no país.


Os missionários escoceses Robert Reid Kalley e Sara Kalley são reconhecidos como os fundadores da Escola Bíblica Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, eles estabeleceram a primeira Escola Dominical brasileira. Este evento marcou o início de um movimento que se espalharia rapidamente por várias regiões do país.


A chegada de outros missionários ao Brasil, como os norte-americanos Ashbel Green Simonton e Richard Holden, também contribuiu significativamente para a expansão das Escolas Dominicais. Esses missionários estabeleceram congregações e escolas em várias cidades, promovendo não apenas a educação religiosa, mas também a alfabetização e a formação moral dos participantes.


Com o tempo, a Escola Bíblica Dominical tornou-se uma parte essencial da estrutura das igrejas protestantes e evangélicas brasileiras, desempenhando um papel crucial na educação de crianças, jovens e adultos. Sua abordagem educacional não se restringe apenas ao ensino bíblico, mas também inclui atividades que promovem valores cristãos e o desenvolvimento pessoal.



As primeiras revistas para as Escolas Dominicais nas Assembleias de Deus começaram a ser publicadas em formato de suplemento do primeiro periódico das Assembleias de Deus – o jornal Boa Semente, que circulou em Belém, Pará, no início da década de 20. O suplemento era chamado Estudos Dominicais, escritos pelo missionário Samuel Nyström, pastor sueco de vasta cultura bíblica e secular, contendo lições da Escola Dominical em forma de esboços, para três meses. Em 1930, na primeira convenção geral das Assembleias de Deus realizada em Natal (RN), deu-se a fusão do jornal Boa Semente com outro similar que era publicado pela igreja do Rio de Janeiro, O Som Alegre, originando o MENSAGEIRO DA PAZ.


Importância


A Escola Bíblica Dominical continua a ser uma instituição vital no Brasil, adaptando-se às necessidades modernas e utilizando tecnologias avançadas para alcançar mais pessoas. O uso de aplicativos e plataformas digitais, como o EBD Digital, facilita a gestão e organização das atividades, tornando o aprendizado mais acessível e interativo para todos os participantes. Essas ferramentas modernas permitem que os líderes de igreja mantenham um controle eficiente sobre a frequência, oferta e progresso dos alunos, além de proporcionar um ambiente acolhedor e bem organizado para todos os envolvidos.


A história da Escola Bíblica Dominical é um testemunho do impacto duradouro da educação religiosa na formação moral e ética das sociedades. Desde suas origens na Inglaterra até sua expansão para o Brasil e outros países, as Escolas Dominicais têm desempenhado um papel crucial na disseminação dos valores cristãos e na promoção da alfabetização e do desenvolvimento moral. Hoje, com o auxílio de tecnologias modernas, elas continuam a adaptar-se e a evoluir para atender às necessidades das comunidades religiosas contemporâneas.

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